sexta-feira, 25 de maio de 2012

Os 15 anos de morte de Frei Damião, é lembrada em evento

Os 15 anos da morte de Frei Damião de Bozzano estam cendo lembrados essa semana no Recife. As celebrações começaram na quinta-feira (24), no Convento de São Félix, no Pina, Zona Sul do Recife, com uma procissão pelas ruas do bairro. Este ano, o evento tem um significado especial: será comemorado o fim da fase diocesana do processo de beatificação e canonização do frei, mais um passo para que ele se torne santo.
As celebrações seguem até o dia 31 de maio, com missas e sessões de louvor todos os dias. A fase diocesana do processo que santifica Frei Damião será encerrada em cerimônia no próximo dia 27, às 9h, no Convento de São Félix. A solenidade esta cendo comandada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
A causa da beatificação e canonização foi oficialmente aberta há nove anos, no Vaticano.
"Para um candidato ser nomeado santo, é necessário passar por duas fases, a diocesana e a romana", explica frei Jociel Gomes, responsável pelo processo no Brasil. Frei Damião nasceu na Itália, mas, no início da década de 1930, veio para o Brasil. Desde então, dedicou a vida às missões, conquistando milhares de seguidores. O frade morreu aos 99 anos, no Recife.

A festa lembra também o centenário de Luiz Gonzaga com a participação do cantor Santana, que irá cantar a Ave Maria Sertaneja durante uma missa no domingo (27). Cerca de 575 policiais militares vão fazer a segurança das vias que dão acesso ao convento e uma equipe formada de enfermeiras ficará de plantão aferindo a pressão e medindo a glicose de quem precisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário